quinta-feira, 29 de março de 2012

SANTO ANTÃO um paraíso verdejante

fabricio-caboverde@blogspot.com 

Historia da ilha de Santo Antão

Santo Antão é uma das nove ilhas habitadas de Cabo Verde, localizada no grupo do Barlavento, a noroeste, e segunda maior do arquipélago em superfície e a terceira em população, com aproximadamente 40 km de extensão longitudinal e cerca de 20 km de largura. De origem vulcânica, Santo Antão é a ilha mais mais setentrional e ocidental de Cabo Verde e a mais afastada do continente africano, pelo que o seu extremo oeste é considerado o ponto mais ocidental de África. O canal de São Vicente separa-a da ilha mais próxima, a ilha de São vicente.
Desabitada aquando da descoberta em 1464 pelos portugueses, começou a ser colonizada, com pouco sucesso, em 1548. Uma cadeia de montanhas, tida durante muito tempo como intransponível, separa a ilha entre norte e sul
 Santo Antão é uma ilha de origem vulcânica e o constante aumento da temperatura da água do mar na região de Ponta do Sol pode ser um indicativo de uma eventual erupção.
O ponto mais alto da ilha fica situado no Tope de Coroa, um vulcão inativo, com 1979 metros de altura.
A paisagem de Santo Antão é bastante diversificada. Na parte ocidental, a ilha é desértica. Na parte central, zona de planaltos, o clima é fresco e húmido, com presença de eucaliptos, ciprestes, pinheiros e acácias. Por fim, na parte oriental, bastante vegetação e é uma zona de forte presença de atividade agrícola. Santo Antão é a ilha de Cabo Verde onde mais precipitação, o que ajuda a que a agricultura seja a principal atividade económica local. Nomeadamente, é produzida cana-de-açúcar, que permite a confeção de grogue, bebida típica de Cabo Verde que ainda hoje é feita de modo artesanal. A produção agrícola estende-se ao inhame, mandioca, banana, manga e milho.
Nos últimos anos o setor do turismo tem crescido bastante em Santo Antão e trazido novos proveitos financeiros à ilha, aproveitando o facto do território permitir longas caminhadas e favorecer o ecoturismo.
Ribeira Grande é sede da ilha e fica na costa nordeste, mas Porto Novo, no sul, é a maior vila de Santo Antão, tendo crescido, nomeadamente, devido à presença de um porto por onde é feito o transporte dos produtos agrícolas para as outras ilhas cabo-verdianas.
Santo Antão tem três concelhos, Paul, Porto Novo e Ribeira Grande, e sete freguesias: Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Livramento, Santo Crucifixo, São Pedro Apóstolo, Santo António das Pombas, São João Batista e Santo André.
Perto da Ribeira Grande fica Ponta do Sol, onde está localizado o aeroporto.
A ilha, descoberta em 1462, começou a ser povoada em 1548, mas sem grande sucesso. no século XVII, colonos das ilhas cabo-verdianas de Santiago e Fogo, maioritariamente oriundos do Norte de Portugal, mudaram-se para Santo Antão e fundaram a localidade de Povoação, hoje em dia Ribeira Grande. Apenas no início do século XIX, com a construção de uma via que atravessava o acidentado relevo do território, foi possível ligar Ribeira Grande e Porto Novo. Assim, a população da Ribeira Grande passou a poder enviar os seus produtos para Porto Novo, de onde eram transportados por via marítima para outras ilhas.

ver artigo Ilha de Santo Antão...
SocialTwist Tell-a-Friend

Tipo de Turismo

  • O relevo acidentado, com precipícios e escarpas, desfiladeiros e vales, tornam esta ilha única na sua beleza, um paraíso para os aventureiros possibilitando-lhes a prática de longas caminhadas pedestres, passeios a cavalo ou de bicicleta na montanha.
  • Apostando num circuito alternativo São Vicente / Santo Antão pode-se igualmente beneficiar da proximidade e facilidade da interligação marítima destas duas ilhas com pacotes turísticos alternativos para turismo de montanha / de aventura incluindo excursões guiadas a pé ou de bicicleta complementando a oferta mais citadina e cosmopolita de São Vicente.